A paciência é uma virtude que devemos cultivar e aprimorar diariamente em todos as áreas da vida. Seja no aspecto pessoal ou profissional, agir com paciência faz toda a diferença.
O objetivo deste texto é tratar dos impactos da paciência, ou da impaciência na carreira profissional.
Antes disso, vale entender o que é a paciência.
Paciência, segundo o dicionário, significa: Tolerância; virtude que consiste em suportar males, dissabores ou incômodos resignadamente, sem revolta ou queixas.
Outra definição, essa um pouco mais suave: Qualidade de quem espera com calma e serenidade.
E a minha preferida: Perseverança em realizar ou continuar um trabalho apesar das dificuldades; constância.
Já a impaciência pode ser definida como a incapacidade de sofrer sem se desesperar ou dificuldade significativa de suportar algo incômodo.
Pensei em alguns bons motivos para cultivarmos a paciência:
De forma geral, a ansiedade, a pressa em obter aquilo que se deseja são fatores de impaciência.
A personalidade e o temperamento, obviamente, influenciam no nível de paciência de cada pessoa. Mas isso não é tudo. Nossa história de vida, o que nos foi ensinado, o que observamos nos outros e com as situações que vivemos também contribuem para termos mais ou menos paciência.
Superficialidade de pensamento, comparações com outros e até conceito baixo de si mesmo podem deixar qualquer um muito impaciente.
Autoconsciência é o caminho. O melhor antídoto contra a impaciência é desenvolver a “inteligência intrapessoal”, ter uma visão real de si mesmo, buscar conhecer-se mais e melhor fazendo-se periodicamente perguntas como essas:
Sentimentos de ambição e arrogância, quanto mais cedo forem percebidos em si mesmo, e encarados de frente, melhor. A forma mais fácil de desenvolver um bom equilíbrio na autoimagem é pensar em quantas coisas sabemos e quantas não sabemos (sequer sabemos que existem!). Um bom exercício para a humildade é ler um livro de teor completamente diferente da área de conhecimento ou atuação.
Em alguns casos, vale a pena buscar ajuda especializada, tais como: psicólogo, mentor, consultor. Exercícios de respiração e relaxamento ajudam muito a pacificar a mente.
Conversar com pessoas maduras e experientes pode trazer uma visão mais ampla e profunda da vida, acalmando o ritmo dos pensamentos.
Paciência. Para fazer escolhas profissionais, para aprender continuamente, para fazer o trabalho com excelência, para de algum modo colher os frutos. Paciência. Para conviver melhor com os outros e principalmente consigo mesmo.
Ao colocarmos a cabeça no travesseiro, que possamos tranquilamente pensar: fiz o melhor que pude no dia de hoje e confio que o tempo ajustará o que falta, conforme as leis naturais da vida.
Elenice Brusque
Consultora de carreira
Pode ser que a oportunidade de trabalho em outra organização tenha chegado de surpresa, pode…
Imagine se lá na infância tivéssemos sidos ensinados a nos comunicar com as pessoas, a…
Ainda não inventaram uma maneira mais simples de transmitir ideias do que pela fala. E…
Quer conhecer o caráter de uma pessoa? Observe como ela trata aqueles que nada podem…
Parece só um jogo de palavras essa expressão. Como um longo caminho pode ser curto…
Nas circunstâncias muito difíceis nosso frágil ego busca mecanismos de autoproteção. Uma das formas mais…